Com 51 projetos, Proesp tem recorde de inscritos em Santa Maria

Gilson Alves

Com 51 projetos, Proesp tem recorde de inscritos em Santa Maria
Foto: Ariéli Ziegler (PMSM)

Com o objetivo de estimular a realização de projetos sociais e educacionais, o Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp), existente desde 2008, bateu o recorde de entidades e projetos inscritos para 2023 em Santa Maria. Até o dia 13 de outubro, data limite para as inscrições, foram cadastradas 26 entidades, com 51 projetos diferentes. A média nos anos anteriores era de 15 a 16 equipes que almejavam o incentivo pela prefeitura. A verba disponível para o ano que vem é de R$ 2.075.700,00.

Pelo Proesp, por meio da renúncia fiscal, a prefeitura disponibiliza de 1% a 3% da receita proveniente do ISS, do IPTU e do ITBI calculados sobre cada imposto. A entidade, por sua vez, após a aprovação de até três projetos – que terá valor máximo de R$ 100 mil somados –, precisa captar os recursos junto a empresas e pessoas físicas de Santa Maria. A sede da instituição deve ser, obrigatoriamente, na cidade.

O secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro, reforça a importância do Proesp para o trabalho das entidades que promovem o esporte no município.

– O recurso do Proesp tem um impacto direto em projetos sociais, educacionais e de alto rendimento, oportunizando que jovens e crianças possam praticar diversos esportes. Para chegar a este número recorde de inscritos no programa, a secretaria vem trabalhando diretamente na qualificação das entidades, e buscando diversificar o número de modalidades que participam – afirma Gilvan.

Os projetos precisam se enquadrar em uma das três categorias: desporto educacional, desporto de participação e esporte de rendimento.

Para realizar a inscrição, é necessário que os interessados estejam  regulamentados junto à Secretaria Municipal. de Esporte e Lazer (Smel). Depois de cadastrados, os projetos deverão ser entregues de forma impressa na sede da secretaria. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Capacitação

No dia 21 de outubro, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizou um evento de capacitação, no Itaimbé Palace Hotel, com o intuito de tratar da elaboração dos projetos a serem desenvolvidos em 2023.

Na ocasião, diversos representantes de associações esportivas compareceram para debater com os responsáveis do Executivo questões pertinentes ao Proesp.

– Entendo que temos o dever de levar as informações às pessoas, trazendo as diretrizes do Proesp e literalmente ensinando a fazer, ou seja, elaborar projetos e captar os recursos.  Isso é uma forma de trazer autonomia às entidades, profissionalizando o sistema do terceiro setor – complementa o secretário Gilvan.

Programa contempla diversas modalidades esportivas na cidade desde 2008

O Proesp existe desde 2008 e, a cada ano, ganha mais entidades e associações que se organizam para obter o recurso. Givago Ribeiro, superintendente de esportes de Santa Maria de 2017 a 2020, contribuiu no processo de mudanças, que propiciou o aumento da procura pelas entidades esportivas, além de aumentar o que era a média de verba disponibilizada.

Segundo Givago, o Proesp é fundamental para que o esporte se desenvolva.

– É uma das principais políticas públicas do desenvolvimento do esporte local em Santa Maria. Nossa cidade tem uma lei específica de incentivo ao esporte e que vem sendo aprimorada nos últimos anos – diz Givago.

Corintians/Asiba está no Proesp desde 2008. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Uma das entidades santa-marienses, que há mais tempo se beneficia do Proesp, é o Corintians/Asiba. De acordo com Ricardo Leal, o Catila, coordenador das categorias de base do time de basquete, desde 2008 há o benefício.

– Essa política pública faz com que o esporte de Santa Maria cresça cada vez mais. O Proesp nos oportuniza colocar mais equipes nos campeonatos e ter mais autonomia no sentido de propiciar aos atletas fardamentos, transportes e pagamentos de arbitragem – opina Catila.

O Corintians/Asiba conta com 70 atletas, que, com recursos provenientes do programa, participa dos campeonatos estaduais em cinco categorias.

Escola Piá está no Proesp desde 2018. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Já Henrique Antonello, ex-jogador da dupla Rio-Nal, professor e coordenador da Escola Piá, revela que sua equipe faz uso do recurso desde 2018.

– O Proesp beneficia nossos 67 alunos carentes. Dentro da Escola Piá, temos uma associação, e o Proesp nos possibilita pagar um professor para atender aos nossos projetos com aulas, uma vez por semana, dentro desses polos. Aos sábados ou domingos, todos os alunos dos projetos se encontram no CT principal, na Faixa Nova (RSC-287). Tudo com o apoio do Proesp – conta Antonello.

Desde 2019, o Santa Maria Golfe Clube (SMGC) põe em prática o projeto Golfe na Escola. Com sede situada no Bairro Passo das Tropas, 20 alunos da Escola João da Maia Braga, vizinha ao clube de golfe, recebem aulas da modalidade, lanches, aulas de regras, auxílio odontológico e participação em torneios locais e estaduais.

– Estamos vivenciando o projeto Golfe na Escola, que é de altíssima relevância social e auxilia o Santa Maria Golfe Clube a ocupar locais de visibilidade que, por si só, não se teria. Com essa iniciativa, o Santa Maria Golfe Clube se tornou mais conhecido, mais respeitado e também mais amado pelo que nós estamos conseguindo fazer pelas crianças da Escola João da Maia Braga – avalia Fabio Prates, presidente do Santa Maria Golfe Clube.

Entidades cadastradas

Academia Internacional de Ecoesporte

Associação Amigos do Santa Maria Judô

Associação dos Surdos de Santa Maria

Associação Equestre Universitária de Santa Maria

Associação Esportiva Piá

Associação Esportiva Santa Maria Soldiers

Associação Glorioso Esmeraldino

Associação Handebol Feminino de Santa Maria

Associação Parceiros do Clube do Coração do Rio Grande

Associação Santamariense de Bicicross

Associação Santamariense de Esportes Náuticos

Associação Santamariense de Incentivo ao Basquete

Associação Universitária de Futsal de Santa Maria  

Associação Voleibol Futuro

Clube de Orientação de Santa Maria

Liga Oficial de Futebol de Salão de Santa Maria

Liga Riograndense de Judô

Liga Santamariense de Futsal

Natura Clube de Orientação

Ong Mutação

Ong Trabalho Social Solidário

Projeto Futuro

Projeto Vale da Benção

Santa Maria Golfe Clube

Sociedade Esportiva Novo Horizonte

Vôlei Santa Maria Associação Esportiva

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após dois dias na BR-392, apoiadores de Bolsonaro intensificam protestos em Santa Maria Anterior

Após dois dias na BR-392, apoiadores de Bolsonaro intensificam protestos em Santa Maria

A grande virada de Eduardo Leite na região central do RS Próximo

A grande virada de Eduardo Leite na região central do RS

Geral